Um dos passos do processo de compra de um imóvel é a análise de crédito. É por meio dela que os bancos conseguem avaliar a sua condição financeira e entender se você conseguirá pagar o seu apartamento ou um empréstimo.

Está pensando em adquirir o primeiro imóvel e quer saber como funciona essa análise? Então acompanhe as nossas explicações abaixo!

O que é a análise de crédito?

A análise de crédito tem como objetivo estudar a possibilidade de conceder crédito a uma pessoa física ou jurídica. Nela, os bancos avaliam se os dados da pessoa são verdadeiros e se ela terá condições de pagar as parcelas do financiamento ou empréstimo.  É uma forma de comprovar a sua credibilidade no mercado como bom pagador.

A análise é realizada junto às instituições financeiras e bancos. O financiamento habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida funciona por meio da Caixa Econômica Federal. Por isso, a análise de crédito é feita em um correspondente parceiro desse banco.

Quais são os documentos necessários para realizar a análise de crédito?

Para realizar a sua análise de crédito, serão necessários os seguintes documentos:

  • identidade e CPF (ou CNH);
  • certidão de casamento ou nascimento (atualizada);
  • documento do dependente, se menor de idade;
  • comprovante de renda (as últimas folhas de pagamento ou declaração de imposto de renda);
  • carteira de trabalho;
  • certidão negativa de bens;
  • extrato de FGTS;
  • comprovante de endereço atual.

Como funciona essa análise?

O colaborador da instituição financeira utiliza os documentos fornecidos para fazer  uma avaliação sobre as suas condições de financiar um imóvel ou de obter um empréstimo. Conheça abaixo alguns passos realizados.

Análise de pendências

A instituição financeira faz uma avaliação sobre as informações que constam em seu nome, para entender se há restrições. Nessa hora, se existe algum cadastro no SPC ou Serasa essas informações poderão aparecer. Esses atrasos podem sinalizar que a pessoa não é boa pagadora e gerar alguma dúvida na hora de liberar o crédito.

Por isso, antes de fazer um financiamento de imóvel o corretor ou consultor de vendas poderá solicitar informações pessoais. Se alguma pendência aparecer em seu nome, ele terá como orientá-lo sobre a melhor forma de resolver para seguir com o processo da compra do imóvel.

A instituição financeira também poderá identificar se há outros empréstimos em seu nome para entender como está o comprometimento da sua renda. Nos casos de financiamentos de imóveis, por exemplo, o banco só aceita comprometer até 30% da renda com as parcelas mensais.

Score de crédito

As instituições financeiras também podem fazer uma avaliação sobre o seu score (pontuação) de crédito. Essa métrica varia de zero a mil, sendo calculada com base no seu histórico de pagamentos e dívidas. Quer saber como está o seu score no mercado hoje? Basta acessar o site do Serasa e informar o seu CPF.

Certo, mas o que essa consulta significa? A pontuação mais próxima de mil indica que a pessoa tem um bom histórico de pagamentos e baixo risco de inadimplência. Já quando está mais próxima de zero ela indica o contrário: que há riscos de o indivíduo deixar de pagar a conta.

Por isso, o melhor a se fazer é manter o controle do seu orçamento mensal, organizar os gastos, tentar sempre reservar um pouquinho do seu dinheiro para possíveis emergências (ou para dar entrada no seu “apê” dos sonhos) e tentar manter o seu nome limpo.

Análise da renda

A instituição financeira também analisa qual é a renda do potencial comprador para entender qual é a sua capacidade de financiamento. Como citamos anteriormente, os casos de financiamento para compra de apartamentos costumam permitir o comprometimento de até 30% da renda da pessoa. Sendo assim, quem recebe um salário de R$ 1800,00 poderá pagar, em média, até R$540,00 nas parcelas do imóvel.

Como você pode perceber, a análise de crédito funciona apenas como uma avaliação sobre as suas condições de pagar o imóvel dos sonhos ou obter um empréstimo. Fique tranquilo, esse processo é normal na hora de financiar um apartamento e você ainda recebe o suporte de um corretor ou consultor de vendas.

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir outro artigo aqui do blog com dicas para conquistar o apartamento dos sonhos! 😉

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

VEJA TAMBÉM

o que é cub

O que é CUB?

O CUB (Custo Unitário Básico) é um dos principais indicadores da construção civil do Brasil. O objetivo é mensurar as variações de custos básicos da

Leia mais

QUERO

COMPRAR

TIRE SUAS

DÚVIDAS

SIMULE SUAS

PARCELAS

FALE COM UM

CONSULTOR