O que preciso saber antes de comprar o primeiro imóvel? Veja 7 dicas!

Comprar o primeiro imóvel é o sonho de muitas pessoas. Há quem faça essa busca para ganhar independência e sair da casa dos pais, constituir uma família ou apenas para sair do aluguel. O que vale mesmo é ter um apartamento para chamar de seu! 😁

É muito importante conhecer mais sobre as condições do financiamento, avaliar quais são as suas necessidades e também identificar as opções do mercado antes de iniciar o processo. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudá-lo nesse processo. Que tal conferir?

1.Saiba como funciona um financiamento para comprar o primeiro imóvel

Uma dúvida muito comum de quem vai comprar o primeiro apartamento é sobre o financiamento bancário. O programa Minha Casa Minha Vida (que agora mudou para Casa Verde Amarela), por exemplo, oferece taxas de juros reduzidas para as pessoas que se encaixam na faixa salarial do programa. 

Além disso, muitas vezes é possível receber um subsídio habitacional que vai reduzir o valor total a ser pago pelo imóvel. Essa ajuda financeira do Governo pode variar de acordo com a sua renda, saldo do FGTS e capacidade de pagamento. Por isso, o mais indicado é fazer uma simulação para conhecer melhor as condições de financiamento para o seu perfil.

Jon Hamm Yes GIF - Find & Share on GIPHY

2.Pesquise as ofertas do mercado

É muito importante fazer pesquisas na sua região para entender quais são os imóveis à venda dentro do valor que consegue pagar. Dependendo do empreendimento você pode encontrar mais opções de áreas de lazer, sacada com churrasqueira e até espaço pet. 

Por isso, a dica é pesquisar muito e entender qual é o seu poder de compra para encontrar o apartamento que mais combina com o seu estilo de vida.

3.Avalie o histórico da construtora

Outro fator importante na hora de comprar o primeiro imóvel é conhecer o histórico da construtora que está executando a obra. Ao optar por um apartamento de quem já está há anos no mercado, por exemplo, você tem mais segurança e garantia na entrega.

Também vale destacar que os empreendimentos financiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida (agora Casa Verde  Amarela) apresentam mais garantias para o comprador. Isso porque a construtora passa por uma auditoria anual da Caixa Econômica Federal e só pode oferecer imóveis nesse padrão se atender todas as exigências legais.

4.Conheça as formas de pagamento 

Realizar o sonho de comprar o primeiro imóvel pode ser mais simples do que você imagina! Algumas empresas oferecem condições especiais de pagamento em que você pode parcelar o valor da entrada do apartamento. Assim, você pode conquistar seu apartamento com parcelas que cabem no seu bolso. 

Yesssss Yes GIF - Find & Share on GIPHY

Também vale lembrar que muitas vezes é possível utilizar o saldo do FGTS para dar entrada no apartamento dos sonhos. Para tanto, o mais indicado é já ter pelo menos 3 anos de carteira assinada (ao somar todos os empregos) e ter um valor disponível para uso.

5.Entenda as suas necessidades

O que você busca ao comprar o primeiro apartamento? Seria um lugar perto do trabalho, áreas de lazer, oportunidade de sair do aluguel ou facilidade de pagamento? Ao definir as suas prioridades ficará mais fácil de entender qual é o melhor imóvel para você. 

Portanto, procure fazer uma lista de quais são as suas necessidades no momento. Depois, veja quais empreendimentos conseguem atender a maior parte das suas expectativas.

6.Organize a sua vida financeira

Cuidar do seu dinheiro é importante para o seu futuro. Isso vale para comprar o primeiro imóvel, construir uma família e até para conseguir colocar os móveis no seu apartamento dos sonhos.

Por isso, listamos algumas dicas rápidas para você conseguir organizar melhor a sua vida financeira:

  • procure gastar menos do que ganha (tente guardar de 10% a 20% do seu salário para ter uma reserva de emergência);
  • evite fazer compras por impulso. Muitas vezes, gostamos de seguir uma moda ou ter mais peças no nosso guarda-roupa, mas ao longo do tempo isso pode prejudicar a realização dos sonhos;
  • tente manter o seu nome limpo. Ao controlar os gastos e comprar apenas o que você consegue pagar fica mais fácil de manter o seu nome limpo na praça. E isso também pode ajudá-lo na hora de comprar o apartamento dos sonhos.

7.Faça uma simulação das parcelas

Se você chegou até aqui é porque deve estar empolgado para comprar o primeiro imóvel, certo? Ótimo! Queremos ajudá-lo a realizar esse sonho. Por isso, disponibilizamos uma equipe para fazer a simulação do seu financiamento. Quer saber mais? É só clicar aqui!

A simulação vai ajudá-lo a entender qual é a sua capacidade de pagamento em um financiamento. Se der certo, você já poderá seguir para os próximos passos na compra do apartamento. E se ainda não der certo, mantenha a calma. Nossos profissionais poderão orientá-lo para entender melhor as condições do financiamento para conquistar esse sonho no futuro! 😃

Pronto! Agora você já sabe tudo que precisa para comprar o primeiro imóvel. É só seguir as nossas dicas e continuar firme no seu objetivo para realizar o seu sonho! 😉E se precisar de ajuda para encontrar o melhor apê, é só chamar a gente no WhatsApp! 

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

VEJA TAMBÉM