Qual é a importância de manter o nome limpo?

É muito fácil se perder em meio às tentações do dia a dia e sair passando o cartão para comprar roupas, calçados ou equipamentos eletrônicos. Afinal, há sempre uma oferta especial em alguma loja física ou na internet. Diante disso, a atenção precisa ser redobrada para conseguir manter o nome limpo no mercado.

Manter as contas em dia pode ajudá-lo a obter crédito para realizar o sonho da casa própria ou até adquirir os móveis e eletrodomésticos para o lugar que já mora. Quer saber por que se preocupar em manter o nome limpo? É só ficar de olho nas dicas a seguir!

O que significa ter o nome limpo? 

De maneira geral, ter o nome limpo significa que você não tem dívidas pendentes com alguma empresa. Quando alguém fica devendo para uma loja, por exemplo, a empresa pode cadastrar o CPF nos órgãos de proteção de crédito, como SPC ou Serasa. Isso serve de alerta para que outros estabelecimentos não realizem uma venda no crediário, bem como dificulta o acesso a empréstimos financeiros.

Sendo assim, o cadastro informa que você não é um bom pagador e, por isso, outras empresas não deve confiar na sua capacidade de cumprir com as dívidas obtidas. Isso dificulta o seu acesso a cartões de crédito, financiamentos e compras parceladas. 

Qual é a importância de manter o nome limpo?

Ter o nome limpo no mercado pode trazer muitas vantagens para você. Veja!

Facilidade de financiamento

Sabemos que não é fácil juntar dinheiro para comprar um carro ou imóvel à vista. Por isso, pelo menos 10% dos brasileiros recorrem ao financiamento para adquirir o imóvel próprio ou um veículo, de acordo com os dados do SPC.

O que muitas pessoas não sabem é que a maioria tem dificuldade para obter o crédito junto aos bancos. Em 2019, por exemplo, só 45% dos consumidores que tentaram obter um financiamento tiveram sucesso. O principal motivo para não conquistar o sonho do imóvel próprio foi o nome sujo (38% dos casos), seguido de renda insuficiente.

Portanto, já dá para ter uma ideia de como o controle financeiro poderá ajudá-lo a conquistar os seus sonhos, certo? Pagar as contas em dia é o primeiro passo para chegar lá. 😉

Liberdade financeira

Manter controle sobre o seu orçamento também é o melhor caminho para buscar a sua liberdade financeira. Ao direcionar o seu rendimento para o pagamento de contas básicas, evitar gastos com supérfluos e separar um valor mensal na sua poupança, você começa a ter uma reserva de emergência para o futuro. Assim, é possível ter aquele dinheiro extra para adquirir a casa própria.

Happy George Costanza GIF - Find & Share on GIPHY

Qualidade de vida 

Comprometer toda a sua renda não faz bem para a sua saúde. Afinal, pessoas podem ligar com frequência para fazer cobranças, você fica sem dinheiro para as necessidades do dia a dia e ainda tem dificuldade de obter crédito no mercado. 

Sendo assim, manter o nome limpo também é uma maneira de conquistar mais qualidade de vida e bem-estar. Você evita o estresse e o constrangimento ao tentar adquirir algum produto parcelado e tem mais facilidade de obter um financiamento para comprar um apartamento próprio.

Já deu para perceber que manter o nome limpo é importante para ter qualidade de vida e mais oportunidades de realizar o seu sonho, certo? Então, que tal dar o próximo passo e conferir as  dicas do nosso post para saber como juntar dinheiro para comprar um imóvel

 

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

VEJA TAMBÉM