Como juntar dinheiro para comprar um imóvel?

Você é daqueles que recebe o salário e vive como se não existisse amanhã, mas quer realizar o sonho da casa própria? 

Work Hard Play Hard Fun GIF - Find & Share on GIPHY

 

O primeiro passo para conquistar esse objetivo é organizar sua vida financeira e juntar dinheiro para comprar um imóvel. Se você acha difícil conseguir separar uma verba todo mês, chegou ao lugar certo. Preparamos algumas dicas para você entender como usar o seu salário da melhor maneira (independentemente do valor)  para alcançar as suas metas. 

Vamos lá?

1.Registre todos os seus gastos

Sabe aquele cafezinho ou pastel com refrigerante que você consome uma vez por semana e acha que não faz a diferença no seu orçamento? Pois é, ele precisa ser anotado em um caderninho, na planilha do Excel ou em um app como o Guia Bolso

Registre todas as despesas mensais no mesmo local e, ao final do mês, avalie onde foi parar o seu dinheiro. Provavelmente, você se surpreenderá como alguns gastos simples geram impacto nas suas finanças.

2.Estabeleça os seus objetivos

O que você quer fazer nos próximos anos que demanda algum investimento financeiro? Seria comprar um carro, adquirir um apartamento ou fazer aquela festa de casamento? Anote os seus objetivos para os anos seguintes e crie um mapeamento de tudo que precisa fazer para alcançá-los.

Por exemplo: se você sabe que deve ter R$ 3.000,00 para dar entrada em um imóvel no prazo de um ano, precisará separar R$ 250,00 por mês para ter essa verba. Por isso, é tão importante saber quais são os seus objetivos para manter o foco e juntar dinheiro para comprar um imóvel.

Caso você tenha várias metas em um curto espaço de tempo, precisa organizar as suas finanças para separar um pouco de valor para cada objetivo. 

3.Corte os gastos 

No primeiro item deste artigo sugerimos que você anote todos os gastos, certo? Então, é hora de olhar para esse documento e analisar se há itens que você pode cortar. Por exemplo: não dá para deixar de pagar despesas com água, luz e aluguel, assim como as contas do cartão de crédito. Porém, é possível adotar novos hábitos para reduzir os gastos mensais nesses itens, ao apagar a luz quando sai de um ambiente, tomar um banho mais rápido e diminuir as compras no cartão.

Observe também se você tem o hábito de fazer muitos lanches fora de casa, por exemplo, ou de realizar compras por impulso. Geralmente, essas despesas acabam comprometendo o seu orçamento mensal sem que perceba. 

A dica é sempre se perguntar: eu preciso disto que estou comprando ou é apenas um desejo? Para saber separar isso, você pode se lembrar de que todas as pessoas precisam se alimentar para conseguirem exercer suas atividades plenamente, mas você tem a opção de comprar os produtos e preparar um almoço em casa ou usar o dinheiro em um restaurante. E essas escolhas fazem a diferença no final do mês.

4. Leve suas metas a sério

Não adianta traçar objetivos e anotar os gastos no papel se você não seguir à risca o seu planejamento. Por isso, encare o seu objetivo de juntar dinheiro para comprar um imóvel como se fosse uma dívida que precisa ser paga. Aí é só guardar esses valores em uma poupança ou em um investimento de baixo risco.

5.Busque uma renda extra

O que você pode fazer para juntar dinheiro para comprar um imóvel? Pense naquilo que sabe realizar ou em gostos pessoais que podem se transformar em dinheiro.

Por exemplo: quem gosta de animais pode oferecer o serviço de passear com cães nas horas de folga para juntar uma verba. Há também quem prefira disponibilizar um quarto de onde reside no Airbnb para fazer uma poupança. Há ainda a opção de trabalhar como Uber, fazer artesanato, auxiliar na organização de eventos, entre outros. 

6.Evite dívidas em longo prazo

Ao comprar um apartamento por financiamento bancário você vai comprometer parte da sua renda mensal por alguns anos.  No caso do programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo, é permitido comprometer até 30% da renda com as parcelas mensais. Por isso, o mais indicado é não ter outras despesas mensais fixas na sua folha de pagamento, porque isso ajuda na hora de buscar crédito no banco.

Também procure evitar fazer financiamentos de veículos ou obter carta de crédito antes de assinar o contrato de financiamento do imóvel, pois o banco também pode entender que você passou do seu limite de comprometimento de renda. Portanto, manter o controle sobre o orçamento é a melhor maneira de receber uma boa análise de crédito

Já deu para perceber que não é tão difícil se organizar para juntar dinheiro para comprar um imóvel, certo? É só controlar  os seus gastos, traçar os objetivos e focar nas suas metas. 

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre o passo a passo para juntar dinheiro para o seu futuro? Siga as nossas redes sociais – Facebook e Instagram –  e acompanhe as nossas dicas!  😉 

 

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

VEJA TAMBÉM

QUERO

COMPRAR

TIRE SUAS

DÚVIDAS

SIMULE SUAS

PARCELAS

FALE COM UM

CONSULTOR