O programa Minha Casa Minha Vida oferece subsídio habitacional para as pessoas que adquirem imóveis e se encaixam em determinada faixa de renda. Mas, você sabe o que é um subsídio? Neste artigo, explicamos um pouco mais sobre o assunto e quem tem direito ao benefício. Vamos conferir?

 O que é subsídio habitacional?

O Governo disponibiliza um benefício que auxilia a compra do imóvel. Assim, o valor da prestação do financiamento fica compatível à renda familiar, pois o valor financiado se torna menor.  É importante salientar que o valor disponibilizado pelo subsídio habitacional não precisa ser devolvido, pois ele é concedido pelo Governo como um auxílio para a conquista do imóvel próprio.

Qual o valor disponibilizado no subsídio habitacional?

Existe um limite de subsídio oferecido pelo Governo. Em nossa região, por exemplo, o teto máximo é de R$26.390,00. Todavia, isso não significa que você terá direito a este valor completo. Isso porque existe um sistema que faz um cálculo entre os seus rendimentos mensais, saldo do FGTS e capacidade de pagamento. A partir dessa comparação é delimitado o valor que você tem direito a receber de subsídio habitacional.

Como saber quanto posso receber de subsídio?

O mais indicado é procurar o auxílio de um corretor ou consultor de vendas para fazer uma simulação de financiamento. Ele poderá solicitar informações como:

  • renda bruta familiar;
  • saldo do FGTS;
  • tempo de carteira assinada;
  • comprovante de residência, entre outros.

Com esses dados em mãos o corretor faz uma simulação, avalia qual será a média de valor mensal a pagar no financiamento e também o total de subsídio habitacional que você pode receber.

Solicite aqui a sua simulação:

O que é subsídio habitacional?

 

Quais são as regras para receber o subsídio?

Existem algumas regras para a pessoa ter direito ao auxílio do Governo. Entre elas estão:

  • não ter imóvel no nome;
  • não ter sido beneficiado por programas habitacionais do Governo;
  • ter mais de 18 anos;
  • ter renda para enquadramento no programa Minha Casa Minha Vida.

Pronto! Agora você já sabe o que é subsídio habitacional e como funciona esse processo. Que tal aproveitar a sua visita ao blog para aprender um pouco mais? Confira as dicas para juntar dinheiro e comprar o seu apê!

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

VEJA TAMBÉM

QUERO

COMPRAR

TIRE SUAS

DÚVIDAS

SIMULE SUAS

PARCELAS

FALE COM UM

CONSULTOR