Pensando em comprar um apartamento? Confira 6 dicas de organização financeira

O sonhado caminho do aluguel para a casa própria está se tornando mais acessível nos últimos tempos, isso graças a grande oferta de crédito no mercado. Mas com a correria do dia a dia, esquecemos ou temos dificuldade em organizar as nossas finanças.

Se você está pensando em comprar um apartamento, saiba como se organizar financeiramente. Baixe o infográfico gratuitamente e confira dicas de organização financeira:

organização pessoal financeira

1. Análise Bancária – Saiba quais são os seus limites financeiros bancários, procure uma assessoria para simular o seu financiamento e evitar futuros gastos extras que não caberão no seu orçamento.

2. Estabeleça uma meta de poupança – Aonde você quer chegar? Estabeleça uma meta geral de investimento, para após, estabelecer metas mensais do quanto você deve poupar para chegar ao objetivo final.

3. Entenda os seus gastos: faça uma planilha ou utilize um aplicativo: aqui você deve colocar no papel ou em uma planilha do excel a sua renda mensal bruta e classificar colunas com seus gastos. Essa análise é muito importante para saber seus gastos diários e mensais, também os gastos supérfluos e manutenções diárias, impostos pagos e a pagar, tributos municipais, planos de saúde, escola dos filhos, roupas, higiene, etc…

4. Planeje o seu dia – Faça do seu dia uma extensão da sua planilha, busque economizar nas coisas que for fazer e por um tempo gaste somente o necessário. Geralmente que dá o passo para a aquisição de um imóvel financiado deve entender que dependendo das suas condições financeiras irá se privar de certos confortos durante um certo período.

5. Inclua a família na organização financeira: A participação e o comprometimento da família é extremamente importante para que a meta seja alcançada. Afinal, todos devem caminhar seguindo a mesma direção para que o objetivo seja alcançado.

6. Conhecendo as custas envolvidas do objeto desejado – Busque sempre saber quais as custas envolvidas no processo de aquisição do imóvel pois nessa etapa devemos lembrar que além do parcelamento de entrada o imóvel ainda terá custos com ITBI, FRJ e Registro de contrato que são as custas de cartório para a escritura do mesmo, além disso se for financiamento através do MCMV saiba que no período de obra terá o custo dos juros de financiamento. (daí a importância em conhecer o próprio orçamento).

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

VEJA TAMBÉM