Como sair do vermelho e comprar um imóvel? Veja 5 dicas!

Você acumulou muitas dívidas em seu nome e não sabe como resolver? Neste artigo, vamos trazer dicas para te ensinar como sair do vermelho, organizar as finanças e comprar um imóvel!

Esse pode ser um grande passo na sua vida, representando uma segurança e estabilidade financeira. Quer descobrir como sair do vermelho e ainda comprar um imóvel? É só ficar de olho nas dicas abaixo!

1-Avalie os seus gastos mensais

O primeiro passo para entender como sair do vermelho é entender quais são os seus gastos fixos mensais e quais são as despesas que você pode deixar de ter. Por isso, faça uma lista de todas as suas contas, anote o valor de cada uma delas e compare com a sua renda mensal. Você está gastando mais do que ganha? É hora de mudar isso!

Avalie qual despesa você pode reduzir ou excluir do seu orçamento. Se suas contas estão no vermelho, é hora de juntar dinheiro para quitá-las antes de decidir comprar um imóvel.

2-Identifique e corte despesas

Depois de entender como você gasta o seu dinheiro, é hora de olhar de forma criteriosa para o seu orçamento. O que consegue mudar em um curto espaço de tempo? Por exemplo, se o seu aluguel está muito alto, talvez seja hora de buscar um imóvel mais em conta para fazer sobrar dinheiro no fim do mês. 

Talvez você gasta mais com a parcela de um financiamento de veículo. Então, será que consegue trocar por um modelo mais barato? Ou você compra roupas e outros acessórios por impulso? Talvez seja hora de dispensar o cartão de crédito por um tempo até conseguir organizar suas finanças. Portanto, reavalie os seus gastos mensais e entenda quais cortes consegue fazer para juntar dinheiro e pagar suas dívidas.

3-Organize sua vida financeira

Você já observou os gastos, identificou onde pode cortar despesas… agora é o momento de organizar suas finanças. Faça as contas de quantos meses precisa para juntar o dinheiro suficiente para quitar as dívidas e sair do vermelho. Coloque isso como uma meta e siga firme no seu propósito. Uma sugestão mais simples para você se organizar é seguir a regra do 50-30-20. Veja como ela funciona:

  • separe 50% do seu salário para o pagamento de despesas mensais fixas como aluguel, conta de luz, água, condomínio, internet, combustível e alimentação;
  • separe 30% do seu salário para despesas relacionadas ao seu estilo de vida, como Netflix, saídas para jantar fora;
  • separe 20% do seu rendimento para investimentos no seu futuro, como o dinheiro de segurança na poupança, a compra de um imóvel, ou outro objetivo a longo prazo.

Pronto! Agora é só colocar a dica em prática e ver o seu dinheiro render mais!

4-Ganhe renda extra

Uma maneira de sair do vermelho mais rápido é encontrar trabalhos extras para fazer nas suas horas de folga. Aproveite para utilizar essa renda para quitar suas dívidas e deixar o seu nome limpo. Está sem ideias? Veja algumas sugestões que separamos:

  • trabalhar como motorista de aplicativo;
  • ser um revendedor de produtos;
  • consertar eletrodomésticos;
  • fazer pequenos reparos nas casas das pessoas;
  • cortar grama e cuidar do jardim;
  • passear com cachorros;
  • cuidar de animais quando os donos precisam viajar.

Essas são apenas algumas ideias. Vale a pena entender quais são as suas habilidades e utilizá-las para ganhar um dinheiro extra.

5-Tenha autocontrole

E por último e também muito importante: tenha autocontrole. Antes de fazer uma compra fora do seu orçamento pense se você precisa ou se apenas quer ter aquele produto.

Isso vai te ajudar a manter o foco no seu objetivo, eliminar suas dívidas e guardar dinheiro para realizar os seus sonhos. E depois que essa prática se tornar um hábito, será muito mais fácil de você se organizar para comprar um imóvel. 

Agora que você já sabe como sair do vermelho para comprar um imóvel, que tal conferir mais dicas da KA para conquistar esse sonho? Acesse o conteúdo e entenda como conquistar um financiamento imobiliário de forma mais rápida! 

 

Compartilhar:
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

QUERO

COMPRAR

TIRE SUAS

DÚVIDAS

SIMULE SUAS

PARCELAS

FALE COM UM

CONSULTOR