Posição Solar: entenda a importância na hora de comprar um imóvel

Você já percebeu que muitas empresas valorizam a posição solar na hora de vender um empreendimento? Isso ocorre porque essa característica influencia muito no bem-estar dos moradores e conforto térmico do apartamento. Quer saber como avaliar a posição do sol na hora de comprar um imóvel? É só continuar a leitura!

Conheça a posição solar no Brasil

O nosso país está localizado no hemisfério Sul. Por isso, o sol nasce ao leste e se põe a Oeste. Ao levar isso em consideração, a face Norte de um empreendimento costuma receber maior incidência do sol ao longo do dia.

Porém, o mais importante na hora de comprar um apartamento é avaliar se o imóvel recebe sol em algum momento do dia em todas as estações do ano.

Por quê? O sol ajuda a evitar o mofo nos imóveis, principalmente em regiões úmidas. Nas áreas frias dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por exemplo, a posição solar também ajuda a aquecer o ambiente e melhorar a sensação térmica nos dias de frio.

Como avaliar a posição do sol na hora de comprar um imóvel

Em primeiro lugar, procure entender como é a posição geográfica do bairro em que pretende adquirir um apartamento. Assim, ficará mais fácil de identificar qual é a posição solar do apartamento.

Na dúvida, você pode baixar um aplicativo para celular para descobrir onde o sol nasce. Para o sistema iOS existe o Sun Seeker. Ele permite identificar a localização geográfica do celular e a posição do sol.

Já quem tem um smartphone do sistema Android pode baixar o aplicativo Sun Surveyor. Ele também ajuda a descobrir qual é a localização do sol em determinada região geográfica. Agora que você já conhece alguns apps para descobrir a posição dos empreendimentos,

Como escolher um apartamento com a melhor posição solar

Na hora de comprar o seu imóvel você pode considerar alguns fatores que geram mais conforto e também aqueles que você mais aprecia.

Quartos

É muito importante que os quartos da residência peguem sol em algum momento do dia. E aí a escolha depende mais do seu gosto pessoal. 

Por exemplo: se o quarto recebe o sol pela manhã ele ficará mais fresco na hora de dormir nos dias de verão. Porém, poderá entrar claridade logo cedo. No entanto, você consegue instalar uma cortina para bloquear os raios quando deseja dormir.

Já se o seu objetivo é ter um quarto mais quentinho no verão e no inverno, pode optar por um apartamento que pega sol nos quartos no período da tarde. Em muitos casos, você ainda poderá ter a sorte de contemplar um belo pôr do sol pela janela.

Pôr do sol na sacada

Pôr do sol na sacada empreendimento KA

Sala

Você também consegue se beneficiar da posição solar na sala de estar. Quando está posicionada a leste ou a norte, por exemplo, o ambiente deverá ficar mais fresco à noite.

Já se ela está posicionada a oeste, provavelmente ficará mais aquecida nos meses de inverno. Para amenizar as temperaturas durante o verão é possível colocar plantas ou instalar um aparelho de ar-condicionado.

Cozinha

Este é um ambiente que as pessoas costumam passar menos tempo. Porém, tem como característica a presença de mais umidade em função dos serviços domésticos. 

Sendo assim, o mais aconselhável é deixar uma janela ou porta aberta na hora de cozinhar para melhorar a ventilação do espaço. Isso ajuda a reduzir a umidade do ambiente. 

Banheiro

O banheiro também é um ambiente que precisa receber iluminação e ventilação. Portanto, o indicado é deixar as janelas abertas em todas as estações do ano. Isso ajuda a evitar umidade nas cerâmicas ou porcelanatos.

Também é indicado que o banheiro receba sol em algum momento do dia. Isso também ajuda a evitar a proliferação de bolor ou mofo.

Pronto! Com essas informações em mãos você já consegue identificar a posição solar de um apartamento à venda. Agora é só prestar atenção a esses detalhes e escolher um imóvel que cabe no seu bolso!

Ah, aqui na KA Empreendimentos procuramos valorizar a posição solar dos imóveis. Então, se precisar de ajuda para escolher um apartamento pode nos chamar no WhatsApp

 

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

VEJA TAMBÉM

QUERO

COMPRAR

TIRE SUAS

DÚVIDAS

SIMULE SUAS

PARCELAS

FALE COM UM

CONSULTOR