7 dicas para manter a casa segura para crianças

Manter a casa segura para crianças pode parecer simples, mas na verdade exige um pouco de atenção e cuidado dos pais. Isso porque cada canto, gaveta de armário ou obstáculo pode se tornar uma verdadeira ameaça para os pequenos.

Que tal conferir algumas dicas para manter o seu lar mais seguro para as crianças? Veja a seguir!

1-Coloque telas ou grades nas janelas e sacadas

Ter um apartamento ou casa com sacada é muito agradável, né? Você pode sentar em uma cadeira para tomar um chimarrão e admirar a paisagem, estender algumas roupas ou até assar um churrasco, muitas vezes.

Porém, isso também exige um cuidado extra dos pais. As sacadas e também as janelas podem ser atrativas para crianças que gostam de escalar. E aí a queda pode ser inevitável se você não tiver telas ou grades. Portanto, é indicado instalar telas ou grades assim que você entrar em um novo imóvel

2-Utilize proteção nas tomadas

As crianças adoram explorar o ambiente ao redor. Por isso, as tomadas também exigem uma atenção especial dos pais. Sendo assim, o ideal é conferir se a fiação está correta e também incluir protetores de tomada quando os pequenos estão naquela fase de engatinhar e começar a andar. 

3-Tenha cuidado com o fogão

As queimaduras são dolorosas para quem se machuca e estão entre as principais causas de acidentes domésticos em crianças e adolescentes. Segundo dados do Ministério da Saúde, de janeiro a abril de 2021 foram realizados 6.409 procedimentos no Sistema Único de Saúde por motivos de queimaduras nos pequenos. 

Sendo assim, o ideal é manter as crianças longe do fogão e do forno, principalmente quando têm entre 0 e 4 anos, pois a pele é mais final. Sem contar que a curiosidade pelas chamas ou até por querer copiar o pai ou a mãe pode ocasionar acidentes.

4-Instale proteção nos móveis

Você também pode deixar a casa mais segura para crianças ao ter uma atenção na escolha dos móveis. Prefira opções com cantos arredondados. Se não é possível trocar as peças, você pode comprar protetores de silicone para cobrir as pontas de mesas, aparadores e outros objetos. Isso principalmente quando a criança está na fase de engatinhar ou começar a andar, pois tudo é uma descoberta e ela ainda está aperfeiçoando sua coordenação motora.

5-Esconda produtos de limpeza

Os itens de limpeza e higiene também podem ser uma ameaça para os pequenos. Isso porque eles têm a fase da curiosidade, em que tudo vai parar na boca. Então, não dá para correr o risco de uma criança ingerir algum produto nocivo para sua saúde, certo?

Por esse motivo, o ideal é deixar os itens de higiene e limpeza em armários com prateleiras mais altas, como forma de dificultar o acesso das crianças. 

6-Guarde medicamentos e maquiagem

Esses itens também devem ser armazenados longe dos olhos (e braços) dos pequenos. Afinal, cada medicamento tem uma dosagem específica para consumo e nem sempre é indicado para o uso em crianças. Já a maquiagem pode conter substâncias nocivas caso seja ingerida. Por isso, esses pequenos cuidados no armazenamento podem deixar a casa mais segura para as crianças.

7-Escolha os brinquedos corretos

Os brinquedos, por mais inofensivos que pareçam, também podem se tornar objetos perigosos para os pequenos. Por esse motivo, o ideal é sempre comprar os itens que são indicados para a faixa etária do seu filho. Isso porque quando os objetos são muito pequenos podem ser engolidos pelas crianças, provocando sérios acidentes domésticos.

Enfim, essas são algumas dicas básicas para manter a casa segura para crianças. Agora, conta para a gente: você já adotou alguma dessas medidas para proteger os pequenos dentro de casa? Aproveite também sua visita para conferir as principais vantagens de comprar um apartamento na planta

 

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

VEJA TAMBÉM

QUERO

COMPRAR

TIRE SUAS

DÚVIDAS

SIMULE SUAS

PARCELAS

FALE COM UM

CONSULTOR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.