Manter a casa segura para crianças pode parecer simples, mas na verdade exige um pouco de atenção e cuidado dos pais. Isso porque cada canto, gaveta de armário ou obstáculo pode se tornar uma verdadeira ameaça para os pequenos.
Que tal conferir algumas dicas para manter o seu lar mais seguro para as crianças? Veja a seguir!
1-Coloque telas ou grades nas janelas e sacadas
Ter um apartamento ou casa com sacada é muito agradável, né? Você pode sentar em uma cadeira para tomar um chimarrão e admirar a paisagem, estender algumas roupas ou até assar um churrasco, muitas vezes.
Porém, isso também exige um cuidado extra dos pais. As sacadas e também as janelas podem ser atrativas para crianças que gostam de escalar. E aí a queda pode ser inevitável se você não tiver telas ou grades. Portanto, é indicado instalar telas ou grades assim que você entrar em um novo imóvel.
2-Utilize proteção nas tomadas
As crianças adoram explorar o ambiente ao redor. Por isso, as tomadas também exigem uma atenção especial dos pais. Sendo assim, o ideal é conferir se a fiação está correta e também incluir protetores de tomada quando os pequenos estão naquela fase de engatinhar e começar a andar.
3-Tenha cuidado com o fogão
As queimaduras são dolorosas para quem se machuca e estão entre as principais causas de acidentes domésticos em crianças e adolescentes. Segundo dados do Ministério da Saúde, de janeiro a abril de 2021 foram realizados 6.409 procedimentos no Sistema Único de Saúde por motivos de queimaduras nos pequenos.
Sendo assim, o ideal é manter as crianças longe do fogão e do forno, principalmente quando têm entre 0 e 4 anos, pois a pele é mais final. Sem contar que a curiosidade pelas chamas ou até por querer copiar o pai ou a mãe pode ocasionar acidentes.
4-Instale proteção nos móveis
Você também pode deixar a casa mais segura para crianças ao ter uma atenção na escolha dos móveis. Prefira opções com cantos arredondados. Se não é possível trocar as peças, você pode comprar protetores de silicone para cobrir as pontas de mesas, aparadores e outros objetos. Isso principalmente quando a criança está na fase de engatinhar ou começar a andar, pois tudo é uma descoberta e ela ainda está aperfeiçoando sua coordenação motora.
5-Esconda produtos de limpeza
Os itens de limpeza e higiene também podem ser uma ameaça para os pequenos. Isso porque eles têm a fase da curiosidade, em que tudo vai parar na boca. Então, não dá para correr o risco de uma criança ingerir algum produto nocivo para sua saúde, certo?
Por esse motivo, o ideal é deixar os itens de higiene e limpeza em armários com prateleiras mais altas, como forma de dificultar o acesso das crianças.
6-Guarde medicamentos e maquiagem
Esses itens também devem ser armazenados longe dos olhos (e braços) dos pequenos. Afinal, cada medicamento tem uma dosagem específica para consumo e nem sempre é indicado para o uso em crianças. Já a maquiagem pode conter substâncias nocivas caso seja ingerida. Por isso, esses pequenos cuidados no armazenamento podem deixar a casa mais segura para as crianças.
7-Escolha os brinquedos corretos
Os brinquedos, por mais inofensivos que pareçam, também podem se tornar objetos perigosos para os pequenos. Por esse motivo, o ideal é sempre comprar os itens que são indicados para a faixa etária do seu filho. Isso porque quando os objetos são muito pequenos podem ser engolidos pelas crianças, provocando sérios acidentes domésticos.
Enfim, essas são algumas dicas básicas para manter a casa segura para crianças. Agora, conta para a gente: você já adotou alguma dessas medidas para proteger os pequenos dentro de casa? Aproveite também sua visita para conferir as principais vantagens de comprar um apartamento na planta!