Dicas de economia de energia em condomínios

Projetar a iluminação e o tipo de lâmpadas utilizadas

A iluminação, seja no ambiente interno ou externa do condomínio, é um grande fator de gasto de energia elétrica. Converse com um eletricista, e reveja as lâmpadas e demais sistemas utilizados.

 

Desligar o elevador durante a madrugada em horários de menor circulação

Para condomínios que possuem elevador, sabe-se que é um fator que influencia consideravelmente na conta de luz. Desligar o elevador durante a madrugada, em horários de menor circulação, é uma boa dica de economia de energia.

 

Evitar uso desnecessário de elevador e usar as escadas

Utilizar com maior frequência as escadas e evitar o uso desnecessário do elevador, auxilia na economia de luz. Além disso, recomenda-se utilizar luzes internas de LED, pois a iluminação interna do elevador é um grande fator de gasto.

 

Uso de sensores de presença em locais de pouca circulação

Em locais de pouca circulação de pessoas, como em áreas externas, aconselha-se o uso de sensores de presença, assim, evita-se o uso de luzes ligadas quando não houver necessidade.

 

Campanhas de conscientização

Para economizar, também é preciso conscientizar. A realização de campanhas de conscientização em condomínios, auxilia para que todos os moradores tenham conhecimento dos gastos excessivos e de que maneira eles podem ser evitados no dia a dia.

 

Além das dicas para as áreas comuns do condomínio, cada morador pode aplicar estas e outras maneiras de economizar energia no apartamento, e assim colaborar para a economia e sustentabilidade.

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

VEJA TAMBÉM